Corrosão do ferro
Corrosão do Ferro
Palhoça – 08/04/ 2013
Introdução Oxidação é a palavra que significa originalmente combinação com o oxigênio gasoso mais tarde o tempo foi ampliado para alguma reação na qual uma substancia ou espécie perde elétrons Redução é um ganho de elétrons (o termo parece ter sua origem na terminologia metalúrgica: a redução de uma liga de metal). A redução é exatamente o oposto da oxidação. Quando uma substancia é oxidada, o número de oxidação de pelo menos um dos seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substancia é reduzida, o número de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos. Em alguma reação redox, a substancia que ganha elétrons é chamada de agente oxidante e aquela que perde elétrons, agente redutor elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante, portanto uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução. (Alguma coisa não pode perder elétrons a menos que alguma espécie química os ganhe).
Objetivo Geral Propor a realização de reações de oxirredução na experiência em laboratório de corrosão de ferro.
Objetivo Especifico Obter resultados a partir das experiências realizadas em laboratório com a utilização de ferro esperando obter resultados da corrosão dos metais e assim chegar a conclusões avaliativas sobre o que aconteceu com os mesmos.
Materiais e Reagentes 5 pregos de ferro limpos;1torto; Agar Agar; Solução 0,1 fenoftaleina 3 placas de petri; 2fios de cobre, pó de zinco e 1 fita de magnésio 1 palha de aço 1 termômetro 1 bastão de vidro e 1 espátula 3 pares de luvas 1 chapa de aquecimento 1 balança 200ml de agua destilada 1 becker de 200 ml
Método: 1)