Propagação de incertezas
RESUMO...............................................................................................................1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................1 OBJETIVO............................................................................................................2 METODOLOGIA..................................................................................................2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS............................................................3 DISCUSSÃO.........................................................................................................8 CONCLUSÃO.......................................................................................................9 REFERÊNCIAS..................................................................................................10 RESUMO
O trabalho realizado durante esse experimento teve como objetivo calcular a propagação de incertezas utilizando os valores da densidade de cilindros de (não sei ainda) alumínio e madeira. Através do paquímetro, foram medidos 20 vezes o diâmetro, massa e altura de cada cilindro. Foram calculados o volume e o valor médio do comprimento, do diâmetro e da massa de cada cilindro e com esses valores suas respectivas incertezas.
INTRODUÇÃO
Para calcular a densidade de um cilindro são necessárias duas grandezas: a massa e o volume, portanto a densidade é uma grandeza derivada, pois depende de duas variáveis. No cálculo da densidade, ao medir apenas uma única vez essas grandezas, não se encontra o valor real, devido à vários fatores como a falta de precisão do objeto, do instrumento ou da pessoa que o utiliza, além das condições do ambiente. Logo para se obter um valor mais aproximado do real é necessário utilizar recursos da propagação de incertezas, calculando a incerteza de cada grandeza e utilizando os recursos da derivada.
Como sabemos, a densidade ρ