corrosão do ferro
1 INTRODUÇÃO
Nas reações de oxirredução elétrons são transferidos de um reagente para outro. Por exemplo, na formação da ferrugem, Fe2O3, óxido de ferro (III), elétrons são transferidos do ferro para o oxigênio, figura 1.
Figura 1
Fonte: Primaria.
O ferro que tinha número de oxidação igual a zero quando estava na forma metálica cedeu 3 elétrons (e-) ao oxigênio do ar ficando cada átomo de ferro como Fe+3 e cada átomo de oxigênio como O-2. Originalmente o termo oxidação e redução referiam-se à combinação ou remoção do oxigênio de uma substância, implicando no aumento ou diminuição do número de oxidação de uma substância.
Atualmente sabe-se que a oxidação ou redução é devido ao ganho ou a perda de elétrons. Por exemplo, o tungstênio usado nas lâmpadas de filamento (lâmpadas comuns) pode ser preparado pela redução do óxido de tungstênio (VI) com hidrogênio a 1200 °C, figura 2. Figura 2
Fonte: Primaria.
O tungstênio é reduzido e seu número de oxidação passa de +6 para zero.
Como elétrons não podem ser criados ou destruídos, oxidação e redução sempre ocorrem simultaneamente nas reações químicas ordinárias. Agentes oxidantes são substâncias que oxidam outras substâncias e, portanto, ganham elétrons sendo reduzidas. Agentes redutores são substâncias que reduzem outras substâncias, logo elas perdem elétrons sendo oxidada, figura 3, 4 e 5.
Figura 3
Fonte: Primaria.
Oxidação
Redução
Agente redutor: CO
Agente oxidante: Fe2O3
Figura 4
Fonte: Primaria.
Redução
Oxidação
Agente redutor: FeBr3(aq)
Agente oxidante: Cl2
Na reação:
Figura 5
Fonte: Primaria.
Oxidação
Redução 25
O flúor é reduzido enquanto o brometo é oxidado para a sua forma de elemento. Isso demonstra que o flúor é um oxidante mais ativo do que o brometo (ver tabela potenciais de eletrodos padrão em anexo). Na primeira parte desta experiência você irá determinar as forças redutoras do Cu, Fe, H, Mg e Zn. Lembre-se que se