Norma Iso 15500
Ela é uma evolução da ISO/IEC 12207 mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI
A sua existência se justificou em função de estudos que comprovaram que a grande maioria dos projetos de software não atendem aos objetivos traçados.
A norma ISO/IEC 15504 foi desenvolvida para ser utilizada por organizações envolvidas em planejar, gerenciar, monitorar, controlar e melhorar a aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação, evolução e suporte de software.
A norma surgiu em 1993 através do projeto SPICE que foi um trabalho conjunto da ISO/IEC.
Onde o objetivo era obter um consenso através da análise dos diversos métodos de avaliação do processo de software.
A versão completa foi publicada entre 2003 e 2006, atualmente representa um padrão internacional que estabelece um framework para construção de processos de avaliação e melhoria do processo de software. A norma ISO/IEC ainda não passou por nenhuma revisão.
A ISO/IEC 15504 é atualmente um dos principais modelos de referência para a avaliação da melhoria dos processos de software e sistemas em geral.
A Norma é subdividida em processos que são: processos fundamentais,processos organizacionais e processos de apoio.
Os processos fundamentais são instanciados de acordo com a situação. Enquanto que os processos de apoio e organizacionais devem existir independentemente da organização e do projeto que está sendo executado.
O propósito do processo de gerência de projetos é identificar, coordenar e acompanhar atividades, tarefas e recursos necessários para um projeto produzir um produto de qualidade e que atenda aos requisitos do professor, da instituição, do aluno,da empresa e ou dos órgãos de apoio. Esse processo pode atingir um dos níveis de capacidade definidos pela ISO/IEC