Correios
1931 - Criação do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT
1934 - Criação da Escola de Aperfeiçoamento Correios e Telégrafos - EACT
O correios possui cerca de 40.594 pontos de captação, com cerca de 23 mil atendentes que estão distribuídos da seguintes formas.
Recebe-se a encomenda, e acontece a pré-triagem, separando por tipo de serviço (sedex, sedex10, PAC, cartas...), e separado de acordo com a localidade ( ES, BA, RS, SP, RJ ...etc) e encaminhado para o CTCE.
Ao receber a encomenda, gera um código de rastreio, no pré triamento, são separados conforme o tipo de encomenda,(sedex, sede 10, pac) e acondicionados em caixetas e depois postas em contâineres para alocar em caminhões. com o código de rastreamento gerado, é possível acompanhar todo percurso do objeto, desde a postagem à entrega. depois de postado, pré- triado e despachado pelo caminhão a carga vai direto para os Centro de tratamento, juntando com a carga de outras localidades do interior, acontece uma nova triagem por estados e enviados via caminhão ou avião, dependendo do tipo de serviço contratado (sedex, vai de avião, PAC e cartas vão de caminhão). Ao chegar, a encomenda sofre outra triagem, por municípios.
O tratamento em CDDs é feita o descarregamento em caminhões com plataforma móvel, separadas as encomendas das cartas para tratamento diferenciado, as encomendas são triadas em macas, e as cartas no escaninhos, depois de triadas elas recolhidas em U.
As cartas passam por duas triagem, uma é separadas por bairros ou distritos, e a outra é por ruas e em seguida ordenadas por seqüência de numeração, para então ser entregues.