AUDITORIA INTERNA
O cenário atual do ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam minimizar falhas e evitar problemas que coloquem em risco a imagem da entidade, diante de gestores e da sociedade em geral.
Essa nova postura corporativa tem proporcionado a materialização e a aplicação de diversos mecanismos, objetivando não apenas detectar e mensurar possíveis problemas, como também o oferecimento de alternativas de soluções . Entre esses mecanismos , destaca-se as políticas de gestão de riscos relacionados a controladoria interna.
Enquanto a auditoria externa tem por finalidade emitir pareceres sobre as demonstrações financeiras, a controladoria interna tem como função principal avaliar o processo de gestão, no que se referem aos seus diversos aspectos, tais como a governança corporativa, gestão de risco e procedimentos de aderência às normas regulatórias, apontado eventuais desvios e vulnerabilidade as quais a organização está sujeita.
Diante desse cenário , e ainda , as novas exigências regulatórias que seguem na tendências mundial de fortalecimento , cada vez mais evidenciados nas estruturas de controle , têm aumentado consideravelmente, por parte das organizações, a criação ou o aperfeiçoamento do controle de risco, levando, por conseqüência , a elevação do grau de importância das atividades desempenhadas pela controladoria interna.
Palavras-chave: Auditoria interna. Controle interno. Construção Civil.
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo estudar a importância da Auditoria e da controladoria dentro da
Empresa de Construção Civil , Tornando evidente , que os Controles internos bem estruturados são componentes importantes para a verificação, exatidão fidedignidade, no que tange os dados e fatos contábeis
Dentro do aspecto etimológico a palavra autoria do latim “audire” que significa ouvir ou escutar.
Auditoria é na realidade um confronto entre os critério