Correios
Os correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e ao longo dos anos passaram por muitas adequações. A Empresa Brasileira de Correiros de Telegráfos – ECT, como é conhecida hoje, foi criada em 20/03/1969, por meio do Decreto-Lei 509/69 transformado o DCT – Departamento de Correiors e Telegráfos em ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Com o decreto 7,483 de 16/05/2011, alterou-se o estatuto da empresa, tornando-a, assim, mais eficaz, ágil e competente, permitindo aos Correios explorar novos negócios no segmento logística, serviços financeiros, de comunicação celular, serviços eletrônicos, bem como a criação de novas unidades no exterior.
É uma empresa pública federal da administração indireta da União e está vinculada ao Ministério das Comunicações.
Os Correios não entregam apenas cartas, telegramas e comendas. Sua principal finalidade é promover a integração e a inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Por esse motivo, a ECT está presente em todos os municípios brasileiros, visando garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços postais.
A ECT é regida pela lei Postal nº 6.538/78, que regulamenta os serviços postais e de telegramas em todo o território nacional, da inviolabilidade e de sigilo da correspondência. E esta lei também estabelece o que pode e o que não pode circular pelo correio brasileiro.
Localização geográfica, filiais.
A ECT está presente em todo o território nacional. Para que os Correios possam planejar, administrar e executar as tarefas para toda a sociedade é necessário que a emprese esteja bem estruturada e organizada.
28 Diretorias Regionais DRs, localizadas nas capitais dos estados, sendo que em São Paulo há 02 Diretorias Regionais. Uma Administração Central – AC, localizada em Brasília-DF, onde são definidas as políticas e tomadas as decisões da empresa. Uma em São Paulo Metropolitana – DR/SPM e uma em São Paulo interior – DR/SP.
Essas