Correios
Saiba mais sobre a modernização da empresa
Novo Estatuto dos Correios
Apresentação
Com a publicação da Medida Provisória 532, de
28/4/2011, e do Decreto nº 7.483, de 16/5/2011, que aprova o novo Estatuto Social da ECT, o Governo Federal deu um passo importante para modernizar e fortalecer os Correios, que poderão, a partir de agora, ampliar sua atuação para outros países, além de consolidar serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos.
Através de parcerias comerciais, os Correios poderão agregar valor a sua marca e a sua infraestrutura e também adquirir o controle acionário ou a participação societária em empresas já estabelecidas, ou, ainda, constituir subsidiárias. A mudança estatutária irá acelerar o desenvolvimento dos
Correios, em benefício de todo cidadão brasileiro, que terá um atendimento com mais qualidade e eficiência, tanto nos serviços monopolizados quanto nos concorrenciais.
Fortalecida, a empresa poderá contribuir também para a diminuição das desigualdades regionais, auxiliando o Governo Federal a erradicar a miséria, por meio da geração de mais empregos e do crescimento da economia.
Agora temos os instrumentos para promover as mudanças necessárias nos Correios, incluindo-se aí a nossa valorosa força de trabalho, composta de mais de 110 mil empregados. Juntos, assumimos o compromisso de elevar os Correios que tanto respeitamos a um patamar de nível mundial. Wagner Pinheiro de Oliveira
Presidente da ECT
3
5
Novo Estatuto dos Correios
Índice
APRESENTAÇÃO
3
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Estatuto
Atuação no exterior
Novos serviços
Parcerias comerciais
Aquisição de empresas
Estrutura
Modelo empresarial
Pessoal
Franquias
Financiamento das mudanças
Próximos passos
9
11
11
12
14
15
16
17
18
20
21
21
ESTATUTO DOS CORREIOS
23
Novo Estatuto dos Correios
Este material contém as