Lele
Os pampas são planícies férteis, cobertas por vegetação do tipo gramíneas, com o solo conhecido por ser o mais rico do mundo, o que torna a região muito produtiva.
O relevo argentino basicamente tem dois contrastes, o primeiro é a oeste, com as conhecidas grandes altitudes da Cordilheira dos Andes e a leste, as planícies banhadas pelo Rio Paraná, que estende-se no restante do território. Os pampas também caracterizam o relevo argentino. Em seu território também podem-se avistar depressões salinas. Entre os rios Paraná e Uruguai, também encontramos uma planície conhecida como Mesopotâmia Argentina. Aconcágua é uma montanha localizada na Argentina (província de Mendoza), próxima da fronteira com o Chile. Também conhecida como “Colosso da América”, em função de ser o ponto mais alto da Cordilheira dos Andes, possui 6.962 metros de altitude.
Características
O topo do monte é coberto por neve e o clima é seco com freqüentes rajadas de ventos fortes. É um dos principais desafios para alpinistas do mundo todo.
Este monte foi ocupado por populações antigas da América pré-colombiana, principalmente, pelo povo quéchua.
Ao lado do Aconcágua existe um parque de grande extensão cujo objetivo principal é a preservação de espécies animais típicas da região como, por exemplo, o guanaco e o condor dos Andes. Este parque tem também como função a preservação da flora da região que é frágil e rara.
Curiosidade:
- O Monte Aconcágua foi escalado oficialmente pela primeira vez no ano de 1897, pelo alpinista suíço Matthias Zurbriggen.
O clima da Argentina varia de região a região, cujos principais tipos climáticos são: de montanha a noroeste, sudoeste e oeste; árido tropical a nordeste; árido frio a sudeste, temperado continental ao sul; tropical ao norte; e subpolar no extremo sul.