Impacto de Megaeventos Esportivos
Londrina, Paraná
2014
LISTA DE GRÁFICOS
1 – INTRODUÇÃO
A escolha do país sede e a organização dos megaeventos esportivos são atividades complexas e que requerem muita atenção e planejamento, pois geram impactos econômicos antes, durante e após o evento.
Os impactos econômicos de um megaevento esportivo, por exemplo, podem ser tangíveis ou intangíveis. Impactos tangíveis se referem àqueles impactos passíveis de mensuração, como variação no emprego, PIB e fluxo turístico. Eles podem ser diretos e/ou indiretos. Os impactos intangíveis, por outro lado, são aqueles cujo aspecto subjetivo torna as tarefas de mensurá-los muito complexa. Exemplos de impactos intangíveis são: o aumento da felicidade da população, a melhoria da imagem de uma cidade ou país perante o mundo, orgulho regional etc.
Iremos analisar textualmente e graficamente, a partir de dados coletados por terceiros, os impactos econômicos tangíveis gerados por dois eventos específicos: Jogos Olímpicos de Verão e a Copa do Mundo FIFA.
2 – PROCESSOS DE CANDIDATURA E SELEÇÃO
A organização do país-sede e das cidades-sede de megaeventos esportivos requer muita atenção e rigidez com os requisitos para infraestrutura e segurança. Por esse motivo, os comitês responsáveis por esses eventos exigem alguns pré-requisitos e fiscalizam para que um país ou uma cidade participe do processo de seleção.
2.1 – Processo de seleção para a cidade-sede dos Jogos olímpicos de Verão
O processo para a seleção da cidade-sede se inicia com a inscrição para a candidatura das cidades perante o COI (Comitê Olímpico Internacional). Cada cidade inscrita apresenta um documento especificando os planos a serem cumpridos, caso seja escolhida para sediar o evento. Após análise desses processos, o COI elegerá as cidades efetivamente candidatas.
A segunda fase do processo consiste em um detalhamento do plano inicial, que seguirá de observação direta “in