laser
Otavio Tavares*
Resumo: Em face da realização da Copa do Mundo de futebol da FIFA em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 no Brasil,
'megaevento' e 'legados' tornaram-se termos bastante presentes em nosso cotidiano, gerando um número crescente de debates e investigações. Neste texto, a partir da noção de que estes termos não es tão ainda adequadamente compreendidos, reviso a definição sobre 'megaevento' e as conclusões até agora existentes sobre seus legados presentes na literatura. Isto permite apontar alguns elementos e questões para debates e intervenções cientificamente mais sólidos.
Palavras-chave: Megaeventos. Legados. Copa do mundo.
Jogos olímpicos
1 INTRODUÇÃO
A proximidade da organização no Brasil da Copa do Mundo de futebol da FIFA em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 trouxe para nosso cotidiano um termo antes pouco conhecido e utilizado:
'megaevento'. Quase todos os dias nos deparamos com este termo nos veículos de comunicação, nos discursos dos políticos, dos administradores e dos empresários, mas também do homem comum.
Podemos dizer que, com um misto de admiração, traduzida nos discursos triunfalistas a respeito da organização da Copa do Mundo e, especialmente, dos Jogos Olímpicos como 'prova' do caráter de potência emergente do Brasil, e espanto, corporificado nas críticas
*
Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo
(UFES). Vitória, ES, Brasil. E-mail: tavaresotavio@yahoo.com.br
12
Temas polêmicos
Octavio Tavares
ao volume de recursos públicos investido nestes eventos, nas suspeitas sobre sua gestão, na preocupação com as instalações específicas e a infra-estrutura necessária, entre outras questões, o país se viu e se vê na condição e na responsabilidade de sediar os dois maiores eventos esportivos mundiais no curto intervalo de dois anos. Mas não só eles. Os Jogos Pan-Americanos realizados em
2007 e os Jogos Mundiais Militares,