PROJETO CIDADES DA COPA
Com a realização dos megaeventos esportivos na próxima década, o país tem uma enorme oportunidade para gerar e aproveitar melhor os legados socioeducacionais. E os Profissionais de Educação Física possuem um papel significativo neste contexto.
O Brasil está sendo envolvido por um “tsunami esportivo”. Na próxima década, os principais eventos esportivos mundiais serão realizados no país em um período de cinco anos. Dentre eles, podemos destacar: os V Jogos Mundiais Militares Rio 2011, a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Confira no quadro abaixo:
V Jogos Mundiais Militares Rio 2011
Copa das Confederações da FIFA 2013
Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014
Jogos Olímpicos de Verão Rio 2016
Jogos Paraolímpicos de Verão Rio 2016
Sem dúvida, tais eventos irão causar um impacto considerável em diversas áreas. Apenas para se ter uma idéia, um estudo sobre o impacto econômico da Olimpíada realizado pela Fundação Instituto de Administração, encomendado pelo Ministério do Esporte, mostra que os Jogos movimentam 55 setores diferentes da economia. Só a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 podem injetar entre R$ 80 bilhões e R$ 130 bilhões na economia até 2027.
Certamente, o setor de turismo será um dos principais beneficiados, pois será enorme a demanda de pessoas que irão assistir aos eventos e aproveitarão para conhecer as inúmeras maravilhas que as cidades do país oferecem. O de transportes, pelo menos em algumas cidades, vai receber um melhor tratamento visando à melhoria do fluxo de pessoas.
A segurança já se tornou uma das prioridades e, pelo menos durante algum tempo, os moradores poderão transitar com menos medo de violência, furto e balas perdidas, conforme aconteceu durante a realização dos Jogos Pan-americanos de 2007, na cidade do Rio de Janeiro.
Como foi dito, será visível o impacto na economia, pois o fluxo de recursos e interesses serão canalizados para o