Sondagem rotopercussiva
1.1 Objetivo Geral
Avaliar o potencial geológico de uma área.
Localizar as ocorrências minerais.
Definir os recursos de uma ocorrência mineral.
Estabelecer os limites de uma jazida mineral.
Determinar as reservas de uma jazida mineral.
Descrever as características de um corpo mineralizado.
1.2 Objetivos Específicos
A sondagem rotopercussiva obtém amostras das rochas perfuradas através do impacto de uma ferramenta especial (button bit ou broca tricônica), que utiliza ar comprimido como fluido circulante em hastes de paredes duplas.
O ar injetado pelo espaço anelar entre haste e camisa interna carrega até a superfície os fragmentos de rocha (cuttings), onde os mesmos são recuperados em ciclone e as amostras obtidas acondicionadas em sacos plásticos.
A utilização de martelo pneumático de fundo (DTH), com reversão de ar na face do button bit e/ou broca com insertos de tungstênio, proporciona uma amostragem contínua e descontaminada, com elevados índices de recuperação. A descrição geológica das amostras é facilitada pelo tamanho dos fragmentos obtidos.
A sondagem rotopercussiva, devido à representatividade das amostras, é aplicável na exploração mineral, no desenvolvimento de minas, na investigação geotécnica, na perfuração de poços e para controle ambiental
1.3 Objetivo do trabalho/Thais
“Este método trás grande vantagem de tempo de execução, com relações as sondagens convencionais”, como na citação da ABGE, em um de seus trabalhos sobre sondagem, a rotopercurssiva mostra uma maior eficiência de tempo se comparada às outras, porém é visto em vários trabalhos o problema com o erro de amostragem. O objetivo deste trabalho é exibir as qualidades e tentar eliminar os defeitos da rotopercurssão.
Inicialmente, é valido destacar as relações econômicas envolvidas na qualidade desse tipo de sondagem. Com o processo de perfuração sendo mais rápido, a empresa pode efetuar maior serviço em menor tempo, transformando assim, a vantagem