Sondagem
O presente trabalho refere-se à sondagem que e investigar em profundidade o subsolo e obter testemunhos que representem as formações (solos e rochas) amostradas e reparadas.
A sondagem tem vários tipos de mecanismos que são: a sondagem a Percussão, Rotativa, a Rotopercussiva e a Banka ou Empire. E é este assunto que o presente trabalho vai abordar, com finalidade de retirar quaisquer duvida sobre a questão.
SONDAGEM ROTATIVA A sondagem rotativa é o método mais utilizado na exploração mineral, na definição de jazidas, necessária em praticamente todas as obras de grande porte. Conhecida como sondagem mista quando executada junto com SPT, o equipamento avança em solos alterados e rochas, obtendo diretamente as amostras (testemunhos), exatamente sobre a rocha a ser explorada proporcionando oportunidade para uma série de ensaios mineralógicos, petrofísicos, petroquímicos, etc. Quando a sondagem SPT atinge um obstáculo impenetrável ao amostrador ou ao trépano de lavagem o equipamento a percussão não dispõe de recursos para definir a natureza do obstáculo, que pode ser bloco de rocha, matacão, solo concrecionado ou rocha, sendo necessária a execução de sondagens rotativas. O obstáculo encontrado é perfurado por meio de um amostrador (barrilete) com uma broca rotativa acoplada na extremidade de uma haste oca. As brocas são estruturas metálicas muito resistentes, constituídas em aço nas quais estão incrustados pequenos diamantes industriais ou pedra de vídia. As brocas são escolhidas em função da dureza da rocha a perfurar, e do diâmetro do furo que se pretende abrir. O movimento rotativo é produzido por um motor (elétrico ou a combustão) transmitindo torque à broca por meio de uma combinação de redutor e hastes protegidas por uma seqüência de tubos de aço (revestimento); à medida