sondagens
EDIFÍCIOS
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO COM ÊNFASE PARA SONDAGEM À PERCUSSÃO
PCC-I
2003
1. INTRODUÇÃO
Terreno é todo maciço natural caracterizado por condições geocronológicas e estratigráficas, incluindo assim, em termos práticos, solos, rochas e materiais intermediários, como solos residuais, rochas moles, etc. A parte desse maciço em extensão e profundidade, de interesse para a obra e seu projeto geotécnico é corretamente chamada de subsolo.
É do consenso geral que o projeto de uma estrutura de engenharia, por mais modesta que seja, requer o adequado conhecimento das condições do subsolo no local onde será construída.
Por outro lado, se essas estruturas utilizarem solos ou rochas, como materiais de construção, será também necessário o conhecimento do subsolo nas áreas que servirão de jazidas para esses materiais.
Entretanto, a seleção e adaptação dos recursos disponíveis para exploração do subsolo, com vistas à obtenção de informações e características de um terreno e destinadas a atender o projeto de uma determinada estrutura, requer uma arte e técnica específicas.
Esta fase de planejamento, que pode determinar o sucesso de um projeto, será fundamentalmente função dos seguintes fatores:
a) Tipo de estrutura e seus problemas específicos
Para os fins de investigação do subsolo, as estruturas podem ser divididas em três categorias:
Estruturas para as quais o problema básico é a interação da estrutura com o solo adjacente. Tais estruturas incluem muros de arrimo, estacas-pranchas, túneis e condutos enterrados, sendo o principal interesse o conhecimento das características carga-deflexão da superfície de contato.
Estruturas tais como, aterros rodoviários, barragens de terra e enrocamento, bases e sub-bases de pavimentos e aterros atrás de muros de arrimo, onde além da interação da estrutura de terra com o terreno adjacente, as