O que é Sociologia? - Carlos B. Martins
...a busca por explicações científicas para os acontecimentos sociais.
O termo sociologia foi usado pela primeira vez pelo francês Auguste Comte (1798-1857), em sua obra intitulada “Curso de Filosofia Positiva” em 1830. Mas, quais foram as razões para que se tornasse necessário explicar a sociedade de forma científica? Por que ela surgiu na França e não na Inglaterra ou no Brasil? Por que foi fundada por Auguste Comte e não por outro pensador? As respostas a estas indagações se encontram no universo social, econômico, cultural e político forjador da ciência da sociedade.
O século XVIII representou um momento importantíssimo para a história europeia. Conhecido como o “Século das Revoluções”, duas delas representaram muito bem esse período: a Revolução Industrial, iniciada e consolidada na Inglaterra estendendo-se, posteriormente, para todo o Ocidente; e a Revolução Francesa, a qual possibilitou o poder burguês no âmbito político e social. As duas revoluções representam os “dois lados da mesma moeda”, que é a derrocada da sociedade feudal e a instauração definitiva da sociedade capitalista industrial.
Todas essas revoluções colocaram novos problemas para a humanidade, como a superexploração da classe trabalhadora, consequência do processo de industrialização e, que naquela época se encontrava desorganizada e submetida aos interesses da burguesia.
Os problemas sociais como a intensa exploração e um elevado número de morte de trabalhadores, insalubridade pública, a exploração do trabalho feminino e infantil, entre outros aspectos, eram agravados pela falta de planejamento no novo espaço em que as relações sociais capitalistas se desenrolarão: os centros urbanos. Os conflitos sociais e as primeiras manifestações da classe operária provocava a necessidade de um Estado forte para manter a ordem e de estudos e pesquisas sobre os trabalhadores para melhor conhecê-los. A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às