O surgimento da sociologia
FACULDADE DE CASTELO
CURSO DE DIREITO
FICHAMENTO
CASTELO
2014
MARTINS, Carlos B. O surgimento. O que é sociologia. 57. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, cap. 1, p. 11-33. (Coleção Primeiros Passos).
Titulo: Capitulo primeiro: O Surgimento
Autor: Carlos B. Martins
Palavras-chave: O Capitalismo. Sociologia. Revolução Industrial. Revolução Francesa. Durkheim.
Resumo Informativo:
Segundo Martins (1994), a sociologia é entendida como uma das manifestações do pensamento moderno. O estudo dessa, surge à partir do século XIX, tendo como marco às Revoluções Francesa e industrial.
Essas revoluções definem a sociedade como capitalista e representam o triunfo dessas indústrias. Com esse crescimento a saída de pessoas do interior para as cidades onde se encontravam essas empresas, se tornou comum. Essa formação urbana não foi bem sucedida, a falta de estrutura trouxe alguns transtornos como: alcoolismos, prostituição, doenças, criminalidade e etc..
Nesse momento da historia a classe operaria e os burgueses iniciaram uma relação de empregado e empregador, esses travaram muitas brigas, cada um defendendo seus ideais.
Os iluministas como ideólogos dos burgueses, atacaram o sistema feudal e enfatizaram os interesses econômicos e políticos dessa classe. Eles se baseavam na explicação da realidade pela ciência da natureza, estudando as instituições de sua época, para demonstrar que eram injustas e irracionais e impediam a liberdade do homem.
Um francês que estudou a sociologia naquela época foi Durkheim, conhecido como o pai da dessa ciência. Seus princípios visavam à sociedade, como a relação de indivíduos em um grupo. A partir das revoluções passou a compreender melhor essa sociedade e as relações econômicas, políticas e jurídicas.
Comte também foi um desses fundadores, para ele os homens deveriam aceitar a ordem existente,