O surgimento da sociologia
Curso de Ciências Contábeis
A SOCIOLOGIA COM RELAÇÃO À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014
A SOCIOLOGIA COM RELAÇÃO À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado à disciplina de
Sociologia do 1º Semestre Noturno do
Curso de Ciências Contábeis da União das Faculdades dos Grandes Lagos –
UNILAGO.
Professor: André Luiz R.R. Mattos
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
O Surgimento da Sociologia
O século XVIII tornou-se um marco importante para a história do pensamento ocidental, dadas às transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleraram nesse período e que apresentaram problemas inéditos para as sociedades, surgindo assim à sociologia. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela revolução que a tornam possível.
A revolução industrial não se restringiu à introdução da máquina a vapor e ao aperfeiçoamento dos modos de produção. Ela representou o triunfo da indústria capitalista, comandada pelo empresário que concentrou a propriedade das máquinas, das ferramentas e das terras, transformando populações inteiras em trabalhadores despossuídos. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra, como também este foi submetido á uma severa disciplina, as novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele.
Num período de aproximadamente cem anos (1780 a 1880), a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia, deu-se a formação de uma sociedade industrializada e urbanizada. País com cidades pequenas, com uma população rural dispersa, passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam indústrias, que espalharam produtos para o mundo inteiro.
Foram as transformações da atividade artesanal em atividade manufatureira e depois em