Paradigmas funcionalistas
1914\1918 - Na I Guerra Mundial Freinet interrompe seus estudos e alista-se no exército. - Sofrendo ações dos gases tóxicos, que prejudicaram seus pulmões para o resto da vida, teve baixa do exército e perambulou por diversos hospitais sem esperança de cura.
1920 - Freinet inicia em Bar-Surloup suas atividades como professor-adjunto sem ainda ter concluído o Curso Normal.
1921\1924 - Através do sensível contato com os alunos começa as descobertas essencialmente práticas que originaram as atividades voltadas para o interesse das crianças. - Também trabalha com os aldeões e forma uma Cooperativa de Trabalho. - Começam as primeiras correspondências entre as escolas.
1926\1928 - Conhece Elise, artista plástica, que chega para trabalhar como sua colaboradora. - Casa-se com Elise e edita o livro A Imprensa na Escola. Criou a revista "La Gerbe" (O Ramalhete), com poemas infantis. - Fundou a Cooperativa de Ensino Leigo. - Elise e Freinet passam a trabalhar em Saint Paul.
1933\1939 - Em função da intensa correspondência decorrente das atividades realizadas na Escola e na Cooperativa acabaram por gerar desconfiança e hostilidades. - Freinet é exonerado do cargo de professor em Sant Paul de Vence. - Freinet e Elise continuam trabalhando na Cooperativa. - A escola de Freinet é oficialmente aberta. - Freinet e Romain Roland lançam a idéia do movimento Frente da Infância. - Começa a II Guerra Mundial.
1940 - Freinet é preso no campo de concentração de Var. - Fica gravemente doente e na prisão dá aula para os seus companheiros.