TRABALHO FEITO SOBRE GEOLOGIA E GEOFISICA DO SOLO
1. INTRODUÇÃO
Métodos de Investigação dos Solos, consiste em compreender os processos atuantes no meio físico tais como, erosão, saturação, estabilidade, etc.
Nas investigações sobre principais características da qualidade dos solos e maciços rochosos, destacam-se as investigações mecânicas dos solos, através de sondagens a percussão e as identificações litológicas, estado de alteração e fraturamento de rochas.
Os principais métodos de investigação utilizados são: Sensoriamento remoto;
Mapeamento Geológico; Ensaios Geofísicos e; Sondagens Mecânicas. O seguinte trabalho aborda um pouco do passo a passo de cada método.
2. Procedimentos.
2.1 Roteiros usuais. O passo inicial de qualquer programa de investigação, tanto para a engenharia como para estudos do meio ambiente, geralmente compreende o levantamento bibliográfico, a coleta de mapas e as atividades de campo e de laboratório. Após a pesquisa da bibliografia, realiza-se o estudo de fotografias aéreas e de imagens orbitais que, em geral, é seguido de mapeamento geológico-geotécnico preliminar de campo, para melhor direcionar as investigações geofísicas e as sondagens mecânicas.
À medida que o estudo avança, são realizadas investigações detalhadas com amostragem dos materiais obtidos por meio de poços, trincheiras e testemunhos de sondagens para testes preliminares. Em alguns casos são, ainda, realizados ensaios in situ.
As investigações podem prosseguir com a execução de sondagens e ensaios geofísicos sobre alvos determinados, como as bases das estruturas previstas, áreas de empréstimo ou para disposição de rejeitos, taludes instáveis, etc.
Ocasionalmente, realizam-se sondagens mecânicas e ensaios geofísicos nas fases iniciais de investigação, com a finalidade de oferecer subsídios para a escolha de alternativas com concepções de obras diferentes, como por exemplo, estrada em corte ou túnel, desvio de rio por meio de canal ou túnel.
2.2 Métodos e Etapas de