Corpo 1
A filtração tem por finalidade separar um sólido de um líquido e é efetuada passando a mistura através de um material poroso (papel de filtro, no caso) que retém as partículas do sólido.
A pesagem do líquido através de material poroso pode ser realizada pela ação da gravidade (filtração simples) ou por redução da pressão (filtração por sucção).
Na filtração simples, utiliza-se um funil simples em que foi adaptado um cone de papel de filtro. Inicialmente umedece o papel com uma pequena quantidade de solvente (água, no caso) para melhor aderência do papel de filtro no funil. Efetua-se então a filtração. Os últimos vestígios de sólido são transferidos para o papel de filtro com o auxílio de jatos de solventes de uma pisseta.
Já a filtração por sucção, utiliza-se um frasco Kitassato, provido de um funil de Buchner, que, por sua vez são conectados a uma trompa d’água, através da saída lateral do frasco. Coloca-se o papel de filtro no funil de modo a cobrir os seus orifícios sem, entretanto, chegar até as paredes dos mesmos. Liga-se a trompa de água. Umedece o papel de filtro para melhor aderência e efetua-se a filtração.
Objetivos
Os objetivos desta aula experimental é conhecer e desenvolver habilidades em filtrações comuns e à pressão reduzida, de modo que perceba-se diferenças e semelhanças entre ambas as filtrações.
Matérias e Reagentes
02 vidros de relógio – papel de filtro;
02 bastões de vidro – funil de Buchner;
02 béqueres de 200 ml;
Kitassato;
Erlenmeyer;
Balão volumétrico;
Bomba de vácuo;
Funil;
Balança;
Iodeto de sódio sólido - Nal;
Nitrato de chumbo (II) sólido - Pb(NO3)2.
Procedimento Experimental
Prepare 100ml de solução de 0,3% de Nal, utilizando o seguinte procedimento;
Meça a massa de 0,3g de Nal na balança em um vidro de relógio, transfira para um béquer e dissolva cerca de 80ml de água destilada, agitando com um bastão de vidro, até a completa dissolução de sólido. Em seguida,