Corpo Humano 1
Aula 1 –
1. Defina macro e microevolução. Microevolução é realizada devagar, é a soma de pequenos passos de mutação, seleção natural, deriva gênica e modificações graduais da freqüência dos genes nas populações. Já a macroevolução ocorre em larga escala, com grandes modificações e em ritmo acelerado nos padrões evolutivos. Alguns cientistas chegam a considerar a macroevolução como o acúmulo de passos microevolutivos. Os fatores responsáveis pela macroevolução são os rearranjos gênicos, modificações em genes reguladores e rearranjos cromossômicos.
2.O que é evolução? È o processo unificador da natureza. É ela que nos liga por laços de ancestralidade, a todos os seres vivos do planeta. Esse processo evolutivo não é unidirecional, ou seja, as espécies não seguem o caminho simples do adaptar-se ou morrer, em relação ao meio ambiente, pois elas mesmas modificam esse meio. A evolução é um caminho complexo de interações entre as espécies entre si e elas e o meio ambiente.
3.Evolução como processo dialético: Onde a base da teoria evolutiva, é a dialética onde ambiente seleciona as espécies, e as espécies modificam o ambiente, em processo continuo.
4.Cite um exemplo de dialética da evolução. Quando um navio afunda, por exemplo, no início ele não é colonizado; pouco a pouco, no entanto, bactérias e microalgas vão crescendo sobre ele. Essas bactérias vão acabar preparando a superfície do navio para ser colonizado por outros organismos que, por sua vez, vão servir de substrato para outros, e assim por diante... No final, o que vemos é um esqueleto de navio, que mais parece um pedaço de recife, tantos são os organismos que acabam vivendo sobre ele. Outro exemplo de modificação é aquela que os vegetais fazem no solo, transformando rochas e detritos de plantas e animais em terra, que servirá para o crescimento de outras plantas.
5.Explique o princípio da navalha de Occam. Pelo princípio da
Navalha de Occam, se