Corfebol
História
O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuysen, inspirado num jogo sueco denominado "Ringball". Na Holanda, o "ring" (aro metálico) sueco foi substituído pelo "korf" (cesto de vime), originando o Korfball, que numa tradução livre significa bola (ball) ao cesto (korf) e cujo "juntamento português" conduziu a Corfebol.
Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.
Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928.
O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente. Actualmente os países de Língua Portuguesa que praticam Corfebol são Portugal e Brasil.
Objectivo
O objectivo do Corfebol é introduzir a bola no cesto adversário e não deixar que a equipa adversária marque cesto, respeitando as regras do jogo (1 cesto = 1 golo).
Terreno de Jogo
As dimensões do campo são de 40x20 metros.
O terreno de jogo está dividido em 2 zonas iguais por uma linha paralela à linha de fundo.
Em cada meio campo é colocado um poste (de 3.50 metros de altura com um cesto na extremidade superior, orientado no sentido do centro do campo). Os postes são posicionados no eixo longitudinal, a 6.67 metros das linhas de fundo (correspondente a 1/3 do comprimento do meio campo) .
Duração do Jogo
O jogo está dividido em 2 partes, tendo cada uma a duração de 30 minutos, separadas por um intervalo de 10 minutos.
Equipas
- As equipas são constituídas por 8 jogadores em campo e 4 suplentes.
Obrigatoriamente