Corfebol
Novembro de 2011
Índice Introdução 3 Breve história 4 Corfebol no Mundo 5 Corfebol em Portugal 6 Clube de Carnaxide Cultura e Desportos 7 Núcleo de Corfebol de Benfica 8 Secção de Corfebol do Sporting 9 Clube de Corfebol de Oeiras 10 Escola Secundária de Carcavelos 11 Grupo Desportivo dos Bons Dias 11 Conclusão 12 Bibliografia 13
Introdução Foi-me proposta a realização de um trabalho escrito, no âmbito da disciplina de Educação Física, acerca de um desporto nativo holandês – o Corfebol.
Neste trabalho poderá encontrar alguns factos sobre esta modalidade de desporto, a sua história, a sua existência em Portugal e os principais clubes nacionais, entre outros.
Corfebol é um jogo colectivo, praticado por equipas mistas (quatro homens e quatro mulheres), cujo objectivo é inserir a bola no cesto da equipa adversária. A bola só pode ser jogada com a mão e cesto tem 3.50m de altura. O facto de o corfebol ser jogado por equipas mistas faz com que este seja diferente dos restantes desportos colectivos.
Breve história
O Corfebol (nome original é Korfball que significa bola (ball) ao cesto (korf)) surgiu na Holanda em 1902 e foi inventado por Nico Broekhuysen, professor de uma escola primária holandesa, com o intuito de superar a necessidade de manter as crianças ocupadas e afastadas de problemas de criminalidade juvenil.
Na época, viviam-se ainda os efeitos da Revolução Industrial, os pais dos alunos trabalhavam geralmente mais de 12 horas por dia e as crianças ficavam grande parte desse tempo sozinhas.
Para criar esta nova modalidade de desporto colectivo, Broekhuysen inspirou-se num jogo sueco denominado Ringball. Esta nova modalidade de desporto foi bem aceite pela sociedade holandesa, principalmente entre os mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes e em 1920 foi apresentada nos Jogos Olímpicos do Amsterdão. Foi nessa altura que a Bélgica também iniciou a prática de