Corfebol
Corfebol é um jogo para todos. Homens, mulheres, crianças, 3ª idade, pessoas portadoras de deficiência, etc. sem limites de idade. O Corfebol é praticado em todos os continentes, e agora está chegando ao Brasil através do Professor de Educação Física Marcelo Soares. Corfebol pode ser praticado em quadras ou ao ar livre (ruas, áreas de lazer, praias, campos, grama sintética, etc.).
Corfebol em holandês korfbal, é um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda.O esporte surgiu na Holanda em 1902 e foi inventado pelo professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen. O holandês se inspirou num jogo chamado Ringboll, que conheceu na Suécia durante um curso de verão. Depois de alguns ajustes, Nico adaptou o esporte e o nomeou como Corfebol, que em portugues significa bola ao cesto. Naquela altura, a Associação de Educação Física de Amsterdã procurava um jogo que pudesse ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, com o objetivo de mantê-los sadiamente ocupados, já que no início do século não era comum mulheres praticarem esporte. Seja um esporte ou simplesmente uma recreação, o Korfball conseguiu revolucionar sua época, se tratando do início do Século XX, tendo extrema importância em cunho social, colocando a mulher nas mesmas condições que o homem.
Regras do Corfebol
A característica que o distingue de todos os outros desportos coletivos é o fato de ser misto: as equipes de Corfebol são constituídas obrigatoriamente por atletas de ambos os sexos.
• O objetivo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária. O cesto é de verga e está colocado num poste a 3.0 m do solo.
• A bola é disputada por duas equipes de oito elementos, quatro rapazes e quatro moças, e só pode ser jogada com a mão. Não pode ser driblada e os jogadores não podem dar passos com a bola na mão.
• O campo de jogo é retangular, de dimensões 40X20 metros, e encontra-se dividido ao meio por uma linha central.
• Cada uma das zonas de divisão contém um