Corfebol
O Corfebol foi modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia (Bélgica) e de 1928, em Amsterdão (Holanda). Em 1933, a modalidade sofreu um novo impulso com a criação da International Korfball Federation (IKF), iniciando-se o processo de divulgação a nível mundial. Em Portugal, o primeiro contacto com este desporto deu-se em 1982, num curso sobre Jogos Populares e Desportivos Tradicionais, realizado em Lamego.
As equipes de corfebol são constituídas por 8 elementos: 4 homens (2 à defesa e 2 ao ataque) e 4 mulheres (2 à defesa e 2 ao ataque).
Desde sua criação essa modalidade sofreu várias mudanças de regras, entre elas as vigentes são: Os jogos duram 60 minutos, divididos em duas partes, cada uma de 30 minutos; Os jogos têm apenas 1 árbitro; O campo é rectangular e mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura; O início e o reinício do jogo são feitos no meio-campo; Cada cesta vale um ponto; É proibido tocar na bola com a perna, com o pé, com o joelho ou com o punho; bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro; correr, andar com a bola ou driblar a mesma; lançar de uma