Acção
A importância do estudo dos oceanos e mares é pelo facto que desde sua formação, essas massas de água influenciaram no modelamento da superfície da terra, na atmosfera através de suas interações (troca de elementos), no ciclo hidrológico.
De concreto na água do mar pode sofrer ataque por meio de: ação química de sais dissolvidos, a cristalização de sais ação química de sais dissolvidos, a cristalização de sais dentro do concreto sob condições de umedecimento e secagem alternados; a ação da geada; atrito mecânico e os efeitos de ondas; corrosão de armadura.
As águas dos mares e oceanos desgastam e destroem as rochas da costa através de três tipos de movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas. Além disso, os movimentos do mar deslocam e redistribuem os detritos arrancados à costa e os materiais provenientes do continente, arrancados pelo rio.
Os materiais que se soltam, assim como os que são transportados pelos rios até ao mar, podem ser arrastados para outras zonas e se depositam, formando, por exemplo, uma praia. Todos estes materiais podem acumular-se nas praias sob a forma de cascalho e areia.
As ondas são o principal agente erosivo que atua sobre a costa. A ação continua da ondulação provoca o retrocesso das escarpas e os fragmentos que deles se libertam depositam-se na base, constituindo a plataforma de abrasão. As ondas são provocadas pela ação do vento sobre a superfície marinha, provocando o movimento da água sob a forma de ondulação. Quando uma onda se aproxima da costa, choca com esta e retrocede.
Os fragmentos de maiores dimensões permanecem junto à base da escarpa, mas as partículas mais finas podem depositar-se a grande distância da costa.
As águas dos mares e oceanos desgastam e destroem as rochas da costa através de três tipos de movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas. Além disso, os movimentos do mar deslocam e redistribuem os detritos arrancados à costa e os materiais