acção de graça
Pais - Senhor, nós te agradecemos a alegria dos nossos filhos. Eles são tudo para nós e vê-los crescer é uma recompensa que ultrapassa todos os sacrifícios e temores.
Obrigado, Senhor, pela vida dos nossos filhos. Não te pedimos apenas que tenham saúde e conforto, sucesso escolar e paz social. Pedimos-te sobretudo que nos ajudes a ser verdadeiros, compreensivos e solidários em família. Pedimos-te que nos mantenhas na fé e que sejamos dignos da nossa vocação cristã. Aumenta a nossa fé, Senhor, aumenta a nossa fé!
Catequistas - Senhor, tu sabes bem a alegria que sentimos nesta celebração por vermos que estas crianças te conhecem melhor. Nós transportámos em vasos de barro o tesouro incalculável que tivemos por missão transmitir-lhes. Concede-nos continuar a servir a Igreja com humildade e competência. Aumenta a nossa fé, Senhor, aumenta a nossa fé!
Crianças - Senhor, nós queremos professar a fé com alegria. Não apenas hoje porque é festa, mas sempre. Ainda que os dias sejam sombrios e os homens tristes, queremos ser alegres na fé.
Nem sempre os mais velhos na fé sabem dar testemunho da alegria: vivem a fé como se carregassem um fardo pesado e opressor e, sem o saberem, estão a negar-te. Vivem a fé como uma rotina de obrigações e preceitos e, sem o saberem, estão a negar-te.
Vivem a fé como uma alienação que os faz esquecer o compromisso com a renovação do mundo e, sem o saberem, estão a negar-te.
Ajuda-nos, Senhor a ser alegres na fé, a ter sempre na boca e no coração palavras amigas, palavras capazes de romper a tristeza e o desânimo. Aumenta a nossa fé, Senhor, aumenta a nossa fé!
Cântico de entrada
INTRODUÇÃO
Leitor- Todos os anos, na Vigília Pascal, os cristãos, reunidos à volta do Senhor Ressuscitado, simbolizado no Círio Pascal, renovam as promessas feitas no Baptismo e celebram a Eucaristia.
Também vós ides renovar solenemente essas promessas,