acção dos rios
Ao longo dos cursos de um rio ocorre um triplo trabalho geológico, que compreende a erosão, o transporte e a deposição.
Os rios são correntes de água, cujo a sua velocidade e a sua área depende da intensidade das precipitações. Quando há situações de forteprecipitação, ocorre o leito de cheia.
Uma bacia hidrográfica de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água (rio principal) e para os seusafluentes. A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as áreas mais baixas.
A actividade geológica de umcurso de água apresenta: a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos. A erosão é mais intensa junto à nascente, onde as irregularidades do terreno e o fluxo de água são maiores; o transportedá-se ao longo de todo o perfil longitudinal; a deposição de sedimentos ocorre normalmente junto à foz, visto ser a zona onde as águas apresentam menos energia.
Factores de risco e consequências
Aconstrução de barragens ou diques (destinados ao abastecimento da população, para fins agrícolas, regularização do caudal do rio e para produção de energia), alteram a normal actividade geológica dorio; aumenta a deposição de sedimentos a montante e a jusante aumenta a erosão; e são ainda responsáveis por impactes negativos a nível dos ecossistemas fluviais .
Extracção de inertes do fundodos rios, poderá provocar a erosão dos pilares de pontes e, eventualmente, a sua queda.
Construções em zonas de leito de cheia, aumentam a probabilidade de ocorrência de cheias nessas áreas.
Prevenção e controlo de danos
Ordenar e controlar as acções humanas nos leitos de cheia;
Impedir a construção e a urbanização de possíveis zonas de cheia;
Construir sistemasintegrados de regularização dos cursos de água: alargamento, aprofundamento e remoção de obstáculos nos leitos dos rios.
As águas