acção geologica das aguas do mar
As zonas da faixa marinha caracterizam-se por uma intensa actividade geológica provocada pelo mar. O movimento das ondas, a subida e descida rítmica do nível das águas consequentes das marés e as correntes marinhas resultantes da moção das águas de um local para o outro da superfície da Terra, provoca um profundo desgaste do material da superfície continental em determinadas zonas costeiras e a sua deposição noutros locais, por vezes muito distantes da sua origem. Com isto salientado, podemos observar que as acções geológicas das águas do mar têm um papel no que concerne aos diversos fenómenos que ocorrem na terra.
Movimento das águas do Mar
O mar desempenha uma tripla acção geológica sobre o litoral: erosão, transporte e sedimentação. As águas dos mares desgastam e destroem as rochas da costa através de três tipos de movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas, as quais são responsáveis pelas acções erosivas de transporte e sedimentação, características da erosão ou abrasão marinham. Eles deslocam e redistribuem os detritos arrancados à costa e os materiais provenientes do continente, arrancados pelo rio. Os materiais que se soltam, assim como os que são transportados pelos rios até ao mar, podem ser arrastados para outras zonas e se depositam, formando, por exemplo, uma praia. Todos estes materiais podem acumular-se nas praias sob a forma de cascalho e areia.
Ondas
São movimentos horizontais que ocorrem na parte de cima das águas oceânicas. As principais causas são acção do vento, que agita as águas, ou nos abalos sísmicos que ocorrem no fundo do mar. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Também podemos dizer que as ondas, são provocadas pela acção do vento sobre a superfície marinha, provocando o movimento da água sob a forma de ondulação. Quando uma onda se aproxima da costa, choca com esta