Acção Erosiva dos Rios
São os principais agentes modeladores de superfície terrestre.Na sua função desgastam as rochas e transportam e depositam calhaus,areias,lodo,etc.Todos os rios sejam de pequena ou grande dimensão,são responsáveis pela alteração da paisagem terrestre.
Um rio não é um sistema isolado.Ocorre numa região-bacia hidrografica-na qual as águas,seguindo uma direcção convergente,o alimentam.Numa bacia hidrográfica corre um rio principal e os seus afluentes.Por sua vez,os afluentes recebem água de outros rios ou ribeiros ,e assim sucessivamente, até chegar as águas selvagens e torrentes .A água de precipitação que cai na bacia hidrográfica é recolhida pela rede hidrográfica,que a transporta de uns rios para outros até chegar ao rio principal, que a conduzirá para o mar ou para um lago.
Factores condicionantes da acção erosiva dos rios
A acção erosiva dos rios exerce-se fundamentalmente sobre o fundo e as margens do leito.Se conseguirmos fazer observações ao longo do curso do rio,verificaremos que esse trabalho erosivo não é identico nos diversos sectores do rio e depende de vários factores .
Destes destacamos:
-Declive-expresso em metros por quilómetros,
-Áreas de secção do leito-expressa em metros quadrados,
-Velocidade média da água –expressa em metros por segundo,
-Débito-expresso em metros cúbicos por segundo,
-Compentecia-expressa em quilogramas por metro cúbico.
Como a água se desloca por acção da gravidade ,o declive do leito é um factor importante do comportamento do rio .Um leito que se desenvolve em cascata tem obviamente um comportamento diferente do de um rio que corre numa planície.
No seu perfil transversal,o comportamento das águas e o aspecto do leito vão variando consoante o declive,a largura do leito ,o débito, etc.
A relação entre o débito, a velocidade e o leito do rio pode ser expressa pela equação:
D =