Embalagem Internacional
Embalagem Internacional
Gestão Aduaneira e Logística Internacional
Curso de Logística
Aluna Juliane Gueller Vieira
Trabalho formulado à Universidade Luterana do Brasil – Campus de Carazinho – por solicitação da Disciplina de Gestão Aduaneira e Logística Internacional, tendo como Prof. Orientador: André Oscar Rieth
Carazinho, Setembro 2012
Introdução:
O Trabalho que segue apresentará o conceito básico de embalagem, suas principais funções, objetivo, finalidades e classificações, pelas quais as embalagens são denominadas e quais os diferentes produtos que se adéquam a cada uma delas, de modo a serem conduzidas internacionalmente visando uma total proteção da carga transportada.
Embalagem:
É o recipiente destinado a envolver, conter, ou proteger qualquer material sólido, líquido, ou gasoso, a partir do processo de fabricação, ou captação desses elementos.
As embalagens compõem um dos elementos mais importantes dentro da cadeia de suprimentos, pois estão presentes durante todo o fluxo percorrido pelos materiais, desde os fornecedores até o cliente final. Elas são responsáveis pelo envolvimento, contenção e proteção dos produtos durante as atividades de movimentação, transporte e armazenagem.
Funções da embalagem:
O projeto de uma embalagem para um determinado produto deve sempre alcançar as seguintes funções, independente da finalidade.
Contenção;
Proteção;
Comunicação;
A contenção refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, por exemplo, quando ocorre do produto vazar da embalagem, esta função não foi cumprida. O grau de eficiência da embalagem nesta função depende das características do produto. Uma mercadoria perigosa, inflamável, deve sempre ter 100% de eficiência, realizando o investimento necessário para tal. Enquanto que um fabricante de um material de menor valor, como sal, por exemplo, pode permiti-se