Trabalho sobre embalagens
1 INTRODUÇÃO
A embalagem se tornou um item fundamental para o consumidor e principalmente das atividades de qualquer empresa. Na área logística, é uma das maiores preocupações por parte dos fornecedores, pois se considera que é um grande fator responsável pela segurança e integridade do produto. A embalagem tem a finalidade de proporcionar uma proteção eficiente contra as intempéries do transporte, do recebimento e da descarga, da movimentação e da acomodação do item.
Independentemente dos Termos de Comércio, ou Incoterms
(International
Commercial Terms – Termos Internacionais do Comércio), é uma responsabilidade que sempre está direcionada ao exportador. Para a logística Internacional esta responsabilidade aumenta, considerando que o produto será transportado para outros países. O operador logístico deve se atentar quanto ao atendimento às normas Internacionais e regionais, bem como à legislação de cada região e/ou país onde as mesmas são utilizadas. Outro ponto a ser destacado é que a embalagem, além de garantir que a mercadoria chegue aos consumidores sem problemas, há exigências também quando aos custos envolvidos. Cabe ao profissional de logística balancear estes custos, trabalhando em conjunto com o departamento de vendas e engenharia para atender a todos os objetivos do embalamento.
2 EMBALAGEM
2.1 Definição Embalagem
Em geral, a embalagem pode ser definida como um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente. Dependendo da área em que está em análise, o conceito de embalagem pode variar. Para um profissional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante sua movimentação. Enquanto que para um profissional de marketing a embalagem é muito mais uma forma de apresentar o produto, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc e fazer promoção dos