Ac o geologica das guas do mar
Os oceanos, com as suas montanhas e vales submersos, vulcões submarinos e muitas espécies de rochas e sedimentos, desempenham um importante papel na modelação da crosta terrestre.
As águas do mar estão em constante movimento, que se revela pelas ondas, marés e correntes marinhas e que provoca uma acção erosiva constante sobre os matérias sólidos
Acção Geológica do Mar
A importância do estudo dos oceanos é pelo fato que desde sua formação, essas massas de água influenciaram no modelamento da superfície da terra, na atmosfera através de suas interações (troca de elementos), no ciclo hidrológico.
A águas dos mares e oceanos desgastam e destroem as rochas da costa através de três tipos de movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas. Além disso, os movimentos do mar deslocam e redistribuem os detritos arrancados à costa e os materiais provenientes do continente, arrancados pelo rio. Os materiais que se soltam assim como os que são transportados pelos rios até ao mar, podem ser arrastados para outras zonas e se depositam, formando, por exemplo, uma praia. Todos estes materiais podem acumular-se nas praias sob a forma de cascalho e areia.
As ondas são o principal agente erosivo que atua sobre a costa. A ação continua da ondulação provoca o retrocesso das escarpas e os fragmentos que deles se libertam depositam-se na base, constituindo a plataforma de abrasão. As ondas são provocadas pela ação do vento sobre a superfície marinha, provocando o movimento da água sob a forma de ondulação. Quando uma onda se aproxima da costa, choca com esta e retrocede. Erosão das águas do Mar
A linha de costa de um território está em constantes alterações! Tal alteração depende das caraterísticas das rochas, bem como da ação erosiva do mar. Tendo em conta este último fator, há que salientar que tal ação erosiva é conseguida não só através das ondas, mas também pela ação das correntes marítimas.