FORÇA PELA ALIMENTAÇÃO
O QUE DESENVOLVE OS MÚSCULOS?
Obviamente o treinamento de força desenvolve os músculos. Contudo, para que isso ocorra, é necessário o material de construção, os quais se destacam: as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Em um processo chamado metabolismo, o organismo “quebra” esses nutrientes em partículas menores, para que possam ser utilizados de forma a gerar energia necessária para o crescimento e a vida. Nesse processo, as proteínas são fracionadas e formam os aminoácidos, os quais são utilizados pelas células para formação de novas proteínas, guiando-se pelas instruções recebidas dos DNA, que é o sistema de gerenciamento do genoma humano.
Portanto, a melhor maneira de estimular o crescimento muscular não é ingerindo grandes quantidades de proteínas, e sim elevando as exigências musculares. Isto é, fazer com que os músculos trabalhem mais. Assim, eles responderão assimilando os nutrientes de que necessitam, inclusive os aminoácidos provenientes do metabolismo proteico, de modo que possam crescer. Exercitando-se adequadamente, as células musculares sintetizarão as proteínas necessárias.
PRINCÍPIOS NUTRICIONAIS PARA PRATICANTE DE TREINAMENTO DE FORÇA
INGESTÃO ADEQUADA DE CARBOIDRATOS
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar.
Todos os carboidratos devem ser consumidos de forma eficaz, ou seja, por meio de alimentos ricos em amido associados às fibras como, por exemplo, o pão integral. Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsável por maximizar seus estoques