biologia 11 ano
A pressão antrópica excessiva tem contribuído para desequilibrar profundamente os sistemas superficiais. O aumento da população determina maiores necessidades em termos de superfícies agrícolas, acarretando, por sua vez problemas de desflorestação e exploração exaustiva dos solos. Por outro lado, também crescem as superfícies ocupadas por zonas urbanas e vias de comunicação, o que se traduz numa impermeabilização destas superfícies por camadas de betume, cimento, alcatrão, etc., o que dificulta as interacções entre os subsistemas geosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Nestas situações a geologia tem um papel muito importante.
As principais áreas de intervenção da geologia nas sociedades modernas são:
prevenção de riscos geológicos; ordenamento do território; gestão de recursos ambientais; educação ambiental.
O Homem na sua intervenção altera demasiado a paisagem terrestre. A ocupação antrópica origina situações de risco geológico. Variando de local para local, em função das características geológicas e climáticas de cada região, as situações de risco geomorfológico podem ser agrupadas em:
bacias hidrográficas; zonas costeiras; zonas de vertente (erosão, movimentos de massa).
BACIAS HIDROGRÁFICAS
A topografia de uma região, o clima e a força da gravidade são as principais condicionantes do trajeto dos cursos de água.
A região em que as águas das chuvas contribuem para alimentar o rio chama-se bacia hidrográfica e os rios que a ocupam constituem a rede hidrográfica (conjunto de todos os cursos de água, mais ou menos organizados).
A água de precipitação que cai na bacia hidrográfica é recolhida pela rede hidrográfica, que a transporta de uns rios para outros até chegar ao rio principal, que a conduzirá ao mar.
A velocidade da água – condicionante da erosão, transporte e sedimentação – é condicionada pelo declive, forma e constituição do leito.
Os cursos