Fontes de Energias Renováveis
Matéria: Meio Ambiente
Professor: José Claudio
Grupo: Annelise Frota Bárbara Salgado Maria Alice Vargas Thais Nogueira
INTRODUÇÃO
Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. Na Física está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. A energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da Termodinâmica) e cada uma capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.
A energia é indispensável à sobrevivência diária, pois proporciona “serviços essenciais” à vida humana – calor para aquecimento, para cozinhar e para atividades manufatureira, ou força para o transporte e para o trabalho mecânico.
No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). A questão energética interfere em todos os conjuntos das atividades econômicas e sociais do país.
Desperdiça-se grande quantidade de energia devido a ineficiência de planejamento e ao funcionamento dos equipamentos usados para converter a energia aos serviços necessários.
Por este motivo foram criadas fontes de energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são “renováveis” na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser reposta. As fontes de energia alternativa incluem a energia solar, vento, água, biomassa, madeira, inútil, geotérmica, entulho, energia termal fotovoltaica, e solar.
Um dos maiores benefícios da energia alternativa é o seu potencial para fornecer fontes de eletricidade baratas e limpas. Além de minimizar a poluição e tem um impacto ambiental positivo de diversas