cor pulmonale
A cor pulmonale é um problema no ventrículo direito do coração que se origina devido a uma perda de função de estruturas pulmonares, responsáveis pela troca gasosa.
.Como se origina?
A cor pulmonale é originada devido à exposição do homem a fatores ambientais prejudiciais, como as partículas encontradas na poluição das grandes cidades ou às toxinas encontradas nos cigarros.
Quando em contato com corpos estranhos como os citados acima, os processos infecciosos ocorridos no pulmão promovem lentamente a destruição de alvéolos pulmonares (estruturas similares a sacos onde ocorrem as trocas gasosas, por isso, são as principais estruturas da respiração), que são muito irrigados por vasos sanguíneos para que introduzam o oxigênio na corrente sanguínea, e dessa forma completar a nossa respiração.
Podemos pensar no transito para ilustrar a situação, quando há uma avenida congestionada, é necessário que se faça um maior trabalho para vencer esta resistência. De maneira análoga, quando não ocorre a troca gasosa o sangue não tem acesso ao pulmão, se acumulando nesse vaso sanguíneo, fazendo com que o coração precise fazer mais força para bombear o sangue para o resto do corpo.
.Como este evento reflete no coração?
Por ser um musculo, o coração, ao realizar trabalho excessivo, passa por uma hipertrofia, especificamente em seu ventrículo direito- compartimento responsável por bombear sangue aos pulmões.
Ilustrando a situação patológica, agora, analogamente à um fio elástico, ao estender sua superfície elástica, há o maior acúmulo de energia potencial elástica, porem, a partir de um certo ponto, as fibras elásticas se distendem e perdem a sua elasticidade.
É exatamente o que ocorre com o músculo cardíaco: para potencializar sua contração e vencer a resistência imposta pela pressão sanguínea, as fibras do músculo cardíaco aumenta sua extensão elástica, porém, após algum tempo, as fibras contráteis sofrem um desacoplamento das