coqueluche
A coqueluche é uma doença do trato respiratório, altamente contagiosa, tem como agente etiológico principalmente o cocobacilo Gram negativo aeróbio denominado Bordetella pertussis. Asíndrome se caracteriza por tosse progressiva e ofegante de rápida transmissão, chegando a infectar 80 a 90% dos indivíduos susceptíveis que tem contato com a bactéria. Sendo o ser humano o únicoreservatório conhecido da doença. O período de incubação dura em média, cinco a dez dias, podendo variar de uma a três semanas. (MS/SVS, 2009)
A transmissão ocorre através do contato direto com material denasofaringe de pessoas infectadas. O agente sobrevive pouco tempo fora do hospedeiro, sendo assim incomum sua transmissibilidade através do conato indireto. A transmissibilidade é alta em ambientefamiliar (Edwards e Decker, 2004).
A susceptibilidade é geral apenas se tornando imunes os indivíduos que: adquiriram a doença (imunidade duradoura, porém não permanente), indivíduos vacinados contra obacilo causador da doença. (MS/SVS, 2009)
A doença é endêmica, ocorrendo em picos epidêmicos a cada três a cinco anos, independente da cobertura vacinal da população, indicando que o microorganismopossui circulação continua entre os indivíduos (Edwards e Decker, 2004).
Aspectos clínicos e laboratoriais
A apresentação clínica da doença é dividida em quatro períodos: incubação, fasecatarral, fase de tosse paroxística e convalescença. O período de incubação tem duração de aproximadamente seis a dez dias. O período de maior transmissibilidade da doença é a fase catarral, que possuiduração aproximada de duas semanas. Dificilmente suspeita-se do diagnóstico nesse período, pois o quadro clínico é de uma infecção inespecífica das vias aéreas superiores. Após a fase catarral, o período detosse paroxística, tem duração de aproximadamente três a seis semanas e é caracterizado por aumento da frequência e intensidade dos episódios da tosse, guinchos respiratórios vômitos pós-tosse
Doença