Ecologia humana
A necessidade de preservação do novo ambiente é uma preocupação da humanidade. O homem sentindo-se culpado da degradação, acredite que seria ele julgado pelo seu próprio “suicídio”, embora em parte, se condene essa destruição do meio ambiente, como consequência do envolvimento duma complexa simbiose entre todos os seres vivos e a natureza. A Faculdade de Educação e Comunicação da UCM, não podia distanciar-se do movimento de defesa do ambiente, lutar pela preservação da qualidade dos ecossistemas e pela valorização da biodiversidade, como uma postura ética radical diante da vida.
O presente trabalho, surge como prova dessa luta, o envolvimento de estudante na pesquisa científica, mediante busca de informações em volta do assunto, desta vez, responder as questões colocadas pelo docente, contribuições que ficarão guardadas na memoria de banco de dados da Faculdade que a posterior sua utilização nesse combate de consciencialização das comunidades no amor o meio ambiente.
1. Conceito de Ecologia Humana – é o estudo do meio ambiente onde vive o homem, incluindo todos os organismos nele existentes e todos os processos funcionais que o tornam espaço habitável, bem como as relações que o homem exerce com este meio, ao se apropriar de seus recursos, como sua “casa”. Segundo afirma NAFTAL (Módulo, B0043, p.5).
2. Importância da Ecologia Humana e a Educação Ambiental
Informações baseadas no manual da UCM, segundo NAFTAL (Módulo, B0043, p.5-6), diz: O estudo das espécies nas sus relações num meio determinado do ponto de vista estático e dinâmico, sugere o conhecimento preciso sobre a composição específica dos grupos, a abundância, a frequência, constância e distribuição espacial das espécies constitutivas. Por outro lado, descreve-se a evolução dos grupos e examiná-los a influência destes no lugar determinado, bem como o estudo de transporte de matéria e da energia entre os diversos constituintes de um ecossistema, o que conduz a ter uma