Resumo Ecologia Humana
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas
Componente Curricular: Ecologia Humana
O desafio das mudanças climáticas
Os efeitos das mudanças climáticas estão continuamente crescendo e se tornando cada vez mais visíveis. À medida que eles afetam a biodiversidade, e levando em conta nossa dependência dessa biodiversidade, os impactos deverão ser bem maiores, imprevisíveis e difíceis de lidar. Sendo assim como de praxe, os mais pobres, sejam eles indivíduos ou países serão os mais afetados. Observamos então que a “solução” para estes problemas só estarão disponíveis para aqueles com poder aquisitivo maior, ou seja, mais uma vez a degradação ambiental está fortemente ligada à exclusão social.
Ao longo da história da Terra, o clima já passou por diversas mudanças, isto vem acarretando em diversas consequências, contudo vale ressaltar que a questão do clima e suas alterações é bastante complexa, depende de inúmeros fatores, e não oferece solução simples.
Tanto fases mais quentes como fases mais frias ocorrem desde muito tempo na história da Terra, visto que é um fato não apenas atual, que vem de muito tempo atrás, levando a diversas modificações, por exemplo, a diminuição do nível do mar, bem como a variação das distribuições de espécies, que leva junto a si uma série de mudanças que são constantemente perceptíveis.
Seguido as mudanças climáticas temos as propostas sobre mudanças observadas e mudanças projetadas, sendo estas associadas ao aquecimento global onde temos a intensificação do ciclo hidrológico, que leva a mudanças como: a evaporação e a capacidade de retenção de água na atmosfera, bem como a mudança na circulação atmosférica, conduzindo a uma redistribuição das chuvas. Estes remontam constantes modificações no que se diz normal aos ecossistemas. Sendo assim cria-se um estado de alerta, de como o planeta reagirá aos efeitos das mudanças climáticas.
Frente a essas