RESUMO SOBRE O TEXTO A ECOLOGIA HUMANA, DE ROBERT PARK.
IV SEMESTRE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO
leonardo fernandes machado
RESUMO SOBRE O TEXTO A ECOLOGIA HUMANA, DE ROBERT PARK.
Vitória da Conquista-BA
Dezembro/2012
LEONARDO FERNANDES MACHADO
RESUMO SOBRE O TEXTO A ECOLOGIA HUMANA, DE ROBERT PARK.
Resumo elaborado sobre o texto A Ecologia Humana, de Robert park, Apresentado ao IV Semestre do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb.
Para a disciplina: Comunicação e legislação.
Profº. Mary Weinstein.
Vitória da Conquista-BA
Dezembro/2012
PARK Robert E. e GRÁS, N. S. B. In: PIERSON, Donald (Dir.). - Estudos de Ecologia Humana (Tomo I): Leituras de Sociologia e Antropologia Social–São Paulo: Martins, 1970. p.127 a 151.
Leonardo Fernandes Machado1
No capítulo VIII do livro supracitado, Park (1970) aponta que quanto à Ecologia Humana o que se destaca não é a relação do homem com o seu habitat, mas das relações humanas entre si, de como os grupos sociais se constituem e definem padrões em determinada área natural, formando assim as comunidades.
As comunidades possuem grupos sociais que se estruturam a partir do modo de produção e divisão do trabalho. Sendo assim, o desenvolvimento comercial define e valoriza áreas ou espaços físicos de uma cidade. A valorização desses espaços físicos advém do agrupamento social de interesses, padrões econômicos e de comportamentos em comum entre os membros do grupo, na qual também se expressa a divisão de classes, ou seja, os espaços físicos mais valorizados pertencem aos indivíduos de maior poder aquisitivo, sendo também almejados pelos demais. Desse modo, o espaço geográfico local e o transporte dividem a cidade em grupos com posições definidas. Segundo o autor, esta premissa também serve como parâmetro para a