Fichamento de Criminologia
A Criminalidade busca a causa, a explicação, o “porque” da conduta criminosa.
A Criminologia é a ciência natural sobre o fenômeno criminal.
O Direito Penal é uma ciência normativa, cultural, valorativa, finalista, uma ciência do Dever Ser, a Criminologia é empírica, experimental, causal-explicativa da criminalidade, ciência do Ser e atualmente ciência interdisciplinar.
O conceito de Criminologia
Foi o antropólogo francês, Paul Topinard (1830-1911), o primeiro a utilizar este termo no ano de 1879. Todavia, o termo só passou a ser aceito internacionalmente com a publicação da obra Criminologia, já no ano de 1885, de Rafael Garófalo (1851-1934).
Para Antonio García-Pablos de Molina, a Criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar que tem por objeto o crime, o delinqüente, a vítima e o controle social do comportamento delitivo; e que aporta uma informação válida, contrastada e confiável, sobre a gênese, dinâmicas e variáveis do crime - contemplado este como fenômeno individual e como problema social, comunitário-; assim como sua prevenção eficaz, as formas e estratégias de reação ao mesmo e as técnicas de intervenção positiva do infrator.
Possui dois objetivos básicos:
a) A determinação de causas tanto pessoais quanto sociais do comportamento do criminoso.
b) O desenvolvimento de princípios válidos para o controle social do delito.
O objeto de estudo da criminologia é a etiologia do crime (estudo da origem do crime) analisando as causa exógenas (externas: sociológicas) e endógenas (internas: biológicas, psicológicas, endócrinas).
Funções da Criminologia
As principais funções da moderna Criminologia são:
▪Explicar e prevenir o crime.
▪Intervir na pessoa do infrator.
▪Avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime.
Método
Israel Drapkin diz que a Criminologia efetivamente usa os métodos biológicos e sociológicos. E acresce: “A Criminologia usa o método experimental, naturalístico, indutivo, para o