resenha de rousseau
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E GESTÃO
TAÍZA SANTIAGO DA SILVA MATRICULA: 11321983
RESENHA DE ROSSEAU
JOÃO PESSOA-PB
Jean- Jaques Rousseau nasceu na Genebra, Suíça em 28 de julho de 1712 e morreu aos 66 anos em Ermonville, França em 02 de julho de 1778; filósofo social e teórico político, um dos mais populares iluministas, teve obras impactantes como O Contrato Social e Da Servidão à Liberdade. Rousseau filho de relojeiro e tão cedo órfão era um anti- racionalista.
Rousseau teve grande influencia na ciência politica, suas obras marcaram a revolução francesa de 1789, para ele a formação do Estado era contratualista e tinha a concepção de que a soberania reside do povo; que necessitava de um legislador para orientar a vontade da sociedade e torna-la igualitária. Rousseau se opunha as teorias de Hobbes e Locke, pois sua teoria politica era na integra iluminista. Ele tinha como objetivo politico legitimar a formação do Estado, visando à vontade geral ou comum e consequentemente legitimar a propriedade privada ilegítima. Sua concepção sobre as formas de estado legitimo, eram que neste conjunto existia o homem civil, as leis naturais e civis, polidez e decência.
Ao analisar o contexto histórico, político e social em que viveu esse filósofo, percebemos que suas ideias em relação as suas obras, expressam as injustiças da sociedade de sua época. O Discurso sobre a origem da desigualdade teve grande influência sobre o pensamento político da época e aumentou sua reputação, nesse livro vimos que o Estado era colocado a serviço dos ricos. No meio de disputas e acusações, Rousseau escreveu O contrato social, o primeiro fruto da preocupação em esclarecer seu ideal político-educacional, aqui ele se interessava por uma sociedade igualitária, e que a ordem politica era pelo interesse comum. Rousseau aperfeiçoou suas ideias na área da política e da educação, apresentou novos