Os problemas que a Filosofia aponta no processo de desenvolvimento da ciência.
Os problemas que a Filosofia aponta no processo de desenvolvimento da ciência.
MARY GRACE SILVA ALVES DE GUSMÃO
MACEIÓ
2014
MARY GRACE SILVA ALVES DE GUSMÃO
Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal de Alagoas – IFAL Este trabalho tem por finalidade nota avaliativa na disciplina de Filosofia do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas
MACEIÓ
2014
A época de eclosão da ciência ficou marcada não apenas pelo desenvolvimento dos novos métodos de investigação e sim também, pelas descobertas de novos fenômenos, e principalmente por novas teorias que teriam explicações. Essas novas teorias trouxeram uma nova visão do mundo. Nos problemas da natureza é preciso, recorrer à experiência dos sentidos e a demonstrações necessárias.
Chauí (2002, p. 271) coloca as principais objeções quanto à cientificidade das ciências humanas:
·A ciência lida com fatos observáveis, isto é, com seres e acontecimentos que, nas condições especiais de laboratório, são objetos de experimentação. Como observar-experimentar, por exemplo, a consciência humana individual, que seria objeto da psicologia? Ou uma sociedade, objeto da sociologia? Ou uma época passada, objeto da história?
.A ciência busca as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos. Como estabelecer leis objetivas para o que é essencialmente subjetivo, como o psiquismo humano? Como estabelecer leis universais para algo que é particular, como é o caso de uma sociedade humana? Como estabelecer leis necessárias para o que acontece uma única vez, como é o caso do acontecimento histórico?
.A ciência opera por análise (decomposição de um fato complexo em elementos simples) e síntese (recomposição do fato complexo por seleção dos elementos simples, distinguindo os