A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Posicionamentos favoráveis ao uso da história da ciência no ensino são antigos, remontam ao fim do século XIX e início do século passado. Esta defesa era feita por eminentes figuras da ciência e da filosofia. Assim, iremos discutir os argumentos que alguns destes pensadores utilizaram para justificar o uso de uma abordagem histórica no ensino.
Apesar dos argumentos positivos a esta abordagem, constata-se que por um curto lapso de tempo, durante o século passado, elementos de caráter humanista foram postos em segundo plano. Assim, outras abordagens da educação, de caráter mais técnico ganharam relevância. Tentaremos, portanto, caracterizar estas últimas, indicando suas justificações de ordem epistemológicas, e que objetivos buscavam atender, além de apontar seus limites e incongruências.
Em resposta às dificuldades apresentadas pelas abordagens focadas na transmissão conceitual, como também às mudanças ocorridas no mundo atual, tanto no que tange aos aspectos políticos e econômicos quanto na organização interna do setor produtivo, pretende-se hoje que a escola trabalhe com maior atenção aspectos humanistas da cultura. Como conseqüência, o apoio ao uso da História da Ciência no ensino das disciplinas desta área voltou à pauta de discussão. Por conta disto, iremos apresentar