Escola de chicago
Chicago
Recentemente lemos, numa página da internet, algo mais ou menos assim: já faz um tempo que vivo um paradigma interessante em minha vida.
Ele é o de usar os talentos e a dependência de Deus.
Outra vez numa roda de bate-papo escutamos de alguém: “Chega! eu quebrei todos os paradigmas e agora quero ser outra pessoa.”
Afinal? Do que essas pessoas estavam falando quando se referiam a paradigma? O que é um paradigma?
O paradigma é um modelo, uma idéia geral sobre alguma coisa. É uma
Significa
idéia geral, arquétipo, corresponde a um
Modelo, padrão,
código
norma; exemplo.
possibilidades à pesquisa.
e
oferece
uma
série
de
Veja, quando você adota um modelo de pensamento, por exemplo, para ele ser validado, precisa de uma teoria que o legitime, porque ele é apenas uma forma imaginada de pensar. Se não se legitimar, será apenas senso comum, isto é, será genérico e não tem fundamento científico. Grosseiramente podemos dar o exemplo de que toda loira é burra. Será? De onde saiu ou foi construída essa verdade? Não sabemos. Em qual teoria ela se apoia? Não sabemos. Logo podemos afirmar que ela é senso comum e que em decorrência disso origina piadas de mau
Então, retomemos alguns conceitos de maneira rápida. A teoria é um processo de codificação das idéias, elaborado de forma sistemática e para tanto ela codifica o processo do pensamento,
para que depois possa ser
aplicado, e a essa aplicação dar-se-á o nome de prática, práxis, ação ou agir.
Existe na comunicação a mensagem ou mensagens que podem ser
Unidade: Escola de Chicago
gosto e preconceituosas.
1
diretas, isto é, elas dizem aquilo mesmo, por exemplo, a maçã está madura, ou indiretas (subjetivas), por exemplo, nossa! A prova foi tão fácil! Pelo tom que daremos no fácil ele poderá ser difícil. Entendeu?
Segundo Polistchuck&Trinta (2003) “O paradigma reina, a teoria legisla, o modelo governa.”1
E sobre a técnica e