Fichamento AS TR S ECOLOGIAS
Abilene Neres
Mayara Neres
Resumo: O autor faz uma abordagem ao mundo em que vivemos, levando-nos a perceber que ele se deteriora lentamente, sem que façamos algo para modificar os rumos que a humanidade está tomando. Acidentes nucleares e epidemias são reflexos de um Planeta Terra enfermo, para o qual deve-se considerar as três ecologias: a da subjetividade humana, a das relações sociais e a do meio ambiente.
Palavras-chaves: desenvolvimento – subjetividade – natureza – sociedade – ecologia
O Planeta vem passando por transformações de escala considerável, gerando conseqüências preocupantes para todos os seguimentos da sociedade, entretanto, nem todos estes segmentos tem o mesmo objetivo, as mesmas práticas e as mesmas opiniões, fazendo com que a degradação do planeta seja camuflada pelos agentes que tentam omitir a real condição em que se encontra o nosso ambiente.
É necessário enfatizar que soluções viáveis são possíveis desde que haja uma mudança de atitude, de comportamento. Isto só será viável se esta mudança partir do individual para o coletivo, da família para a sociedade, dos países para o mundo. Seria imprescindível que os detentores dos meios de produção tivessem condições de atingir o seu objetivo principal, que é o lucro, respeitando normas ambientais, com atitudes conservacionistas.
A busca obcecada pelo desenvolvimento se dá através de manipulações da opinião popular, pregando a necessidade da evolução tecnológica para o bem da humanidade, justificando impactos ambientais como se fossem o ônus necessário a este desenvolvimento. Por isso, muitas vezes pode-se perceber uma contradição entre o desenvolvimento tecnológico e as conseqüências oriundas de sua prática, como catástrofes que poderiam ser evitadas se outras fontes “limpas” de energia fossem utilizadas pela humanidade, o que não ocorre devido a obstáculos que impedem a extrema obtenção do lucro.
O capitalismo em si atinge seu objetivo em escala global agindo a partir do