Resumo Geral Introdução a TGA
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter
Científico, algumas contribuições deixadas foram importantes.
Por exemplo, o Renascimento, período histórico de grande destaque para as artes e outras ciências, trouxe contribuições em forma de métodos de produção diferenciados, e conhecimentos em documentações para melhorar o controle nas empresas que existiam.
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja
Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares.
A administração como ciência é relativamente recente. As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente e adotavam normas próprias de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
Ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, pode-se considerar que não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar. Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive.
Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO,