Coqueluche
Coqueluche ou tosse convulsa é uma doença altmanete contagiosa e perigosa,pois pode levar a óbito.
É causada pelas bactériasBordetella pertussis e
Bordetella parapertussis,comprometendo especificamente o aparelho respiratório
(Traqueia e brônquios) e causa uma torce violenta contínua e dolorosa.
Morfologia:
A bactéria Bordetella é considerada uma bactéria pequena, com aproximadamente 0,8 por 0,4 micrômetros. É um bacilo encapsulado e não produz esporos. Arranja-se isoladamente ou em grupos pequenos. Ação da bactéria e os sintomas:
Após período de incubação de 5 a 10 dias, surge a fase de expulsão de catarro, com rinorreira, espirros e tosse moderada, que dura duas semanas.
A inflamação dos bronquios, com áreas de necrose,
aumenta nesta fase.
Após esta fase estabelece-se um tipo de tosse diferente, convulsiva, continua e dolorosa durante em média três semanas e pode ser seguida de vômitos. A tosse segue-se a uma inspiração com som característico, tipo silvo (mais conhecido como
"guincho").
Se o doente sobreviver, a fase de convalescença dura também várias semanas. A pertússis mata 1-2% das crianças com menos de um ano atingidas.
Fórmula molecular da leucocitose C 2 H4 O
Historia: Células Sanguíneas; leucócitos são responsáveis pela defesa contra a infecção assim como produtoras de anticorpos ou participando na fagocitose de microrganismos intracelulares, ou encapsulados. Além disso, os eosinófilos também envolvidos em reações de hipersensibilidade.
Falamos de leucocitose, quando o valor absoluto é maior do que 11 leucócitos. 000.
Eles podem aumentar ou só todos os tipos dos mesmos. Na maioria das vezes aumentamos neutrófilos e linfócitos segundo.
Os dados representam as médias ±DP de três experiências independentes. (B) Os PMNs com bactérias fluorescentes verdes 1 h após a infecção. Co-localização é refletida pelas áreas amarelas. Representante de imagens de microscopia